You are currently viewing Google Trends

Google Trends

  • Reading time:8 mins read

Olá a todos,

espero que estejam todos bem e a aproveitar o Verão da melhor maneira dentro dos possíveis. Durante o último mês, tirei umas “pequenas férias” do mundo online, mas aqui estou eu de volta com este artigo para vós.

Regresso com mais um tópico pertinente, que acaba por ser uma vez mais, uma ferramenta da Google, desta vez, o Google Trends.

O que é o Google Trends?

 

O Google Trends, é uma ferramenta que informa os utilizadores sobre o que tem sido pesquisado (tendências), num determinado intervalo de tempo. 

A ferramenta pode ser acedida através de:  https://trends.google.pt/

Ao aceder à mesma, terão acesso a um ecrã inicial onde serão apresentados alguns exemplos, tendências em destaque, bem como as mais populares recentemente. 

 

No momento que acedi, este foi o cenário que encontrei, o qual pode variar. De notar que no canto superior direito, estou a escolher “Portugal” como o pais que pretendo obter os resultados apresentados.

No menu lateral (o botão dos 3 tracinhos) podem escolher “explorar”, “tendências de pesquisa” e “O ano em pesquisa” 

Explorar

 

Dentro do separador “Explorar” é o local indicado para fazermos as nossas pesquisas e comparações. Imaginemos que pretendemos saber qual o jogador mais procurado na pesquisa do Google, entre Cristiano Ronaldo e Messi.

Eis os resultados:

 

Imagem que possuem um blog sobre futebol, e pretendem criar um artigo para ter muito alcance e adquirir novos seguidores. Apesar de ambos serem as estrelas máximas do futebol mundial, a verdade é que a pesquisa por “Messi” apresenta muitos melhores resultados do que “Cristiano Ronaldo”. Assim sendo, excepto se o blog for em português e para Portugal, onde Cristiano Ronaldo aparece à frente de Messi na quantidade de resultados, o melhor seria investir no internacional Argentino para criar um artigo.

Neste momento da pesquisa, podemos ver que houve um pico gigante no interesse por “Messi” nas pesquisas, que está relacionado com a possivel saída do Argentino do Barcelona, o que despertou a curiosidade de muita gente por todo o mundo e esta procura imensa por “Messi” no Google.

Podemos também ver as consultas em ascensão de cada um dos termos, de modo a vermos as palavras chave “keywords” que devemos utilizar nos nossos artigos bem como no SEO dos mesmos para alcançar o máximo de público possivel e ser relevante para a pesquisa, tendo em conta o que as pessoas têm procurado.

Dentro deste mesmo separador, podemos escolher várias especificidades para os dados que queremos recolher, tais como, em que pais queremos obter esses dados, ou se é a nível mundial, qual o intervalo de tempo, qual a categoria, bem como o tipo de pesquisa (resultados da pesquisa feita no Google, Google Imagens, Google Noticias, Google Shopping ou no Youtube).

Podem mexer em todos estes campos, e fazer inúmeras combinações de preferências, de modo a encontrarem os dados que pretendem para a vossa pesquisa/estudo.

Tendências de Pesquisa

    Tendências de Pesquisa Diárias

 
 
Neste separador, como podem ver, podem ver quais as tendências diárias de pesquisa, neste caso em Portugal, (podendo alterar o local no cabeçalho do site) associando as mesmas a notícias relevantes para o termo de pesquisa.
 
 
 

Pesquisa de Pesquisa em Tempo Real


 

 
 

Acaba por ter o mesmo princípio que o separador das Tendências de Pesquisa Diárias, mas consegue ir mais longe e mostrar o interesse em tempo real.

 

O Ano em Pesquisa

 

 
 
Este separador, funcionamento como um resumo das pesquisas de cada ano. Para obtermos as principais métricas de cada ano, só precisamos de escolher o ano e o país em questão, ou se é a nível mundial.
 
Útil para ver as tendências da população em geral, em comparação com os outros anos e o que podemos planear para o futuro com base nesses dados.
 
 
Como podem ver, o Google Trends, pode ser o vosso melhor aliado num planeamento de marketing, quer seja para o vosso blog, abrirem ou reestruturarem um negócio, ou simplesmente curiosidade para se manterem informados sobre os interesses das pessoas na actualidade.
 
É uma ferramenta em que não existe nenhuma configuração necessária, é só aceder e pesquisar o que pretendemos, daí para a frente é que teremos de ter capacidade de análise dos dados apresentados para colmatarmos as necessidades que nos levaram em primeiro lugar a procurar esta ferramenta.
 
 
 
Dou por terminado este artigo, desta vez apresentado numa forma mais gráfica e de forma muito leve, para vos guiar de formá rápida e directa.
 
O principal objectivo, é de dar a conhecer a ferramenta e as possibilidades de trabalho que a mesma oferece, deixando ao cargo do utilizador explorar a mesma, e fazer diversas pesquisas/estudos com a mesma.
 
 
Espero uma vez mais que tenham gostado e que este artigo vos tenha sido útil. 
 
Peço-vos que deixem as vossas opiniões e sugestões nos comentários.
 
Até à próxima!