You are currently viewing Facebook: Páginas vs Grupos

Facebook: Páginas vs Grupos

  • Reading time:5 mins read
Olá a todos!
 
Nesta publicação vou abordar um tema simples, mas que por vezes gera muita confusão e indecisão aquando da sua escolha.
 
Muitas vezes queremos criar uma presença no Facebook quer seja a título pessoal, para fins profissionais, projectos, vendas, etc, e ficamos indecisos entre o que devemos escolher para o efeito.
 
Assim sendo, vou-vos explicar de uma forma muito resumida e directa o que é uma página e um grupo de Facebook, bem como quais as vantagens e desvantagens entre os mesmos.
 
 

Página de Facebook

Uma página de Facebook, é a nossa presença oficial por assim dizer na plataforma. Tal como quando usamos um navegador de internet, e o nosso site é a nossa “casa” online, a página de Facebook é a nossa “casa” no Facebook. A mesma pode ser configurada em N parâmetros que podem ajudar o seu negócio (caso seja esse o caso), incluir dados como, localização da loja, horário de funcionamento, contactos, os serviços/produtos que tem ao dispor, avaliação dos clientes, entre outros detalhes que fazem a diferença.
 
 
Principais Vantagens:
  • Acaba por ser a sua “casa” oficial no Facebook;
  • Credibilidade para a sua marca;
  • Tal como acima indicado, existe a possibilidade de dar a conhecer aos clientes dados importantes sobre o seu negócio;
  • Possibilidade de criar anúncios pagos (FacebookAds), para alcançar os seus objectivos;
  • Um sítio mais clean onde acaba por ser o único a publicar (ou os seus associados que tenham permissão para tal), e os seus seguidores apenas comentam e reagem ao que publicou.
 
Principais Desvantagens:
  • O engajamento (envolvimento) entre utilizadores é menor;
 
 

Grupo de Facebook

Um grupo de Facebook funciona como se tratasse de uma comunidade, onde as pessoas podem publicar o que desejarem (dentro das regras estabelecidas pelo administrador do grupo), e interagirem entre si, sem qualquer necessidade de intervenção do proprietário do grupo.
 
Sou da opinião que um grupo deve ser um complemento a uma página de Facebook e não só uma alternativa por si só.
Imagine que tem uma empresa que vende carros clássicos, e na sua página de Facebook, coloca publicações sobre a empresa, os carros que tem para vender, artigos de interesse para os aficionados de carros antigos, etc.
 
Pode criar um grupo de Facebook vinculado a essa mesma página, de modo a criar uma comunidade de partilha entre os utilizadores que gostam da sua marca, os seus clientes, etc, onde podem partilhar uns com os outros, experiências de negócio que realizaram consigo, partilhar fotos e/ou vídeos dos carros que lhe compraram, combinar encontros, etc.
 
Assim, para além da página, ficaria com uma comunidade de pessoas ligadas entre si, com base na sua empresa e produtos/serviços que oferece.
 
 
Vantagens:
  • Excelente engajamento (envolvimento) entre os membros;
  • Boa maneira de ganhar potenciais clientes pelo motivo de estes verem publicações de clientes satisfeitos com os seus produtos/serviços;
  • Não há necessidade da sua intervenção para que exista constantemente conteúdo, pois são os seguidores que o criam, publicam e interagem entre si.
 
Principais Desvantagens:
  • Não permite realizar campanhas pagas (FacebookAds);
  • Menos direccionado directamente ao negócio;
  • Mais “barulhento” para quem procura informações sobre a sua marca e seus produtos/serviços.
 
 

Conclusão:

Como podem ver, cada uma das hipóteses tem os seus prós e contras, e ao invés de utilizar apenas uma (página ou grupo), devem ser utilizadas em complemento uma da outra.
 
Mas para a maioria das pessoas que quer começar por algum lado, terá de ponderar em que consiste o seu negócio e o que pretende retirar do Facebook ao criar lá a sua presença.
 
O meu conselho passa por começar com uma página, para divulgar a sua marca, os dados do seu negócio bem como todas as informações pertinentes, e com o avançar do tempo e da sua credibilidade junto aos seus clientes, então criar um grupo, onde os mesmos podem partilhar experiências que tiveram com a sua marca (produtos e/ou serviços) entre os mesmos ou a novos potenciais clientes.
 
 
Espero que tenham gostado e que o artigo vos seja útil naquilo que pretendem fazer no Facebook.
 
Como sempre, abaixo podem fazer o download do artigo completo para consultarem quando e onde quiserem offline!
 
Obrigado pela vossa atenção e até à próxima!