Como Lavar Roupa Personalizada
A nossa peça estampada pode sair da máquina de lavar estragada se não prestamos atenção aos símbolos de lavagem e secagem. O processo de como lavar roupa personalizada é essencial para prolongar a vida das peças e que as mesmas se mantenham em condições perfeitas.
Esta guia explica como cuidar a sua roupa personalizada para que se mantenha perfeita durante muito mais tempo!
Lavar máximo a 30ºC – Nunca lavar a mais de 30ºC, desta forma, consegue prolongar a vida útil da sua peça.
Não utilizar lixívia – Utilizar sempre sabões suaves não abrasivos e amaciador em pouca quantidade.
Ferro a temperatura média – Sem vapor e sempre com a peça do avesso, e se possível com um pano que proteja o estampado.
Não lavar a seco – Os produtos de lavagem a seco não são indicados para lavar t-shirts, sweatshirts ou polos de algodão.
Não usar máquina de secar – O calor intenso e prolongado da máquina de secar pode estragar tanto o tecido como o estampado da peça.
Secagem ao ar livre – Assim que a lavagem termine, deve estender a roupa do avesso e ao ar livre, mas nunca diretamente à luz do sol, principalmente no Verão.
1 – Separe as peças por cores
Não se deve misturar as cores, as lavagens devem de ser feitas sempre separadas por cor. Este primeiro passo evita que juntemos t-shirts brancas com t-shirts de cor, evitando surpresas desagradáveis de peças desbotadas.
Tome nota de como separar a roupa seguindo estas recomendações:
- Roupa branca
- Roupa clara: cinza, bege e cores pastel (rosa pálido, azul céu, etc.)
- Roupa escura: preto, azul marinho ou castanhos.
- Cores chamativas: vermelho, verde ou azul.
Se por força maior ou caso pretenda misturar cores, lave sempre em água fria, no máximo até 30ºC. Desta maneira reduz os danos nos tecidos.
2 – As t-shirts e sweatshirts devem de ser lavadas sempre no avesso.
Colocar a roupa do avesso antes de a lavar, permite de forma simples, proteger o estampado de uma t-shirt, promovendo a sua durabilidade e qualidade da personalização, porque evita que a mesma roce de forma contínua com o tambor e com o resto das peças.
3 – Programa de água fria ou baixa temperatura
As temperaturas de lavagem altas são um dos piores inimigos das t-shirts de algodão. Normalmente fazem com que o tecido encolha e enfraquece as fibras.
A melhor opção e menos arriscada, é realizar ciclos de até 30ºC. As peças estampadas não se lavam da mesma forma que as peças sem personalização. Para a roupa escura, aconselhamos que lave em programa de água fria.
4 – Qual é a combinação correta. Sabão, amaciador ou lixívia?!
O uso correto dos produtos de lavagem influencia no cuidado das t-shirts personalizadas.
- O sabão: escolha um que seja neutro, e o menos abrasivo possível. Pode também optar por um sabão ecológico e um especial para a roupa de cor ou preta.
- O amaciador: coloque pouca quantidade deste produto, porque abusar do mesmo deixará a roupa mais rígida e com pouca mobilidade. Tenha em conta também o que indica o fabricante.
- A lixívia: é um produto útil para branquear t-shirts brancas que começem a ficar amareladas ou com nódoas difíceis de sair, mas tenha em atenção que se as t-shirts estão estampadas, a lixívia pode estragar toda a estampagem. Atualmente existem branqueadores menos abrasivos, como o oxigénio ativo.
5 – Secagem ao ar livre
Usar uma máquina de secar é prático e rapidamente a roupa está toda lavadaa, seca e preparada para guardar, mas no caso de algumas peças, como as t-shirts, camisas, sweatshirts ou polos, não lhe aconselhamos.
A secagem ao ar livre sem luz direta do sol, garante que a forma, corte e cor original da sua roupa se mantenha por mais tempo. A máquina de secar pode fazer com que uma peça encolha, fique deformada ou desbotada, causada pela grande quantidade de calor que este electrodoméstico aplica sobre os tecidos.
No Inverno, evite secar a roupa no aquecedor. O calor intenso pode deformar e descolorir o algodão e os tecidos mistos.
Coloque as suas t-shirts, camisas e sweatshirts em cabides, para evitar ter muitos vincos ou marcas das molas da roupa. Se usa molas, coloque a roupa ao contrário para que as marcas sejam menos visíveis.
6 – Passar a ferro
Como já mencionamos, aconselhamos-lhe a aplicar baixas temperaturas sobre as peças impressas ou bordadas, o seu ferro de engomar deve de estar entre os 100ºC e os 160ºC, sempre com a peça do avesso e evitando o uso de vapor.
Muito Importante: nunca passe com o ferro de engomar sobre a estampa. Pode estragar tanto a peça como o ferro!
Fonte: TeeFactory